sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Higiene desértica

Este será o meu maior desafio até agora enquanto blogger. Como ter uma conversa de casa de banho mantendo um discurso minimamente eloquente e ainda conseguir falar um pouco sobre História Natural. Na saída recente ao deserto empenhei-me em mergulhar na experiência de deserto total (deve haver uma figura de estilo própria para estas impossibilidades metafóricas). Estar lá, acampar e tirar umas fotos claramente não seria suficiente. Os povos desta zona do globo, como outros do Leste africano, árido e longe de conceitos ocidentais de higiene, aproveitam materiais naturais locais para a sua higiene pessoal. Muitos deles ainda em uso. Aproveitei um presente de um colega Omanita que tinha viajado à Arábia Saudita - um pedaço de raiz de Arak (Salvadora persica), usada na Arábia e em Africa como escova de dentes. 
A escova de dentes antes do uso
No serão do primeiro dia de campo os colegas Omanitas explicaram o seu uso, sem demonstração. Alguns deles usam regularmente, mesmo vivendo no conforto da cidade. Até me explicaram onde há destas árvores perto de Mascate. Removendo a pele em volta da raiz, mastiga-se o núcleo até ficar espalmado. Usa-se esfregando nos dentes e gengivas. O sabor é forte mas não perdura. A salivação é intensa que é como quem diz babei-me todo. E de facto limpa. É tão eficiente que a OMS recomenda o seu uso visto que previne as cáries e ajuda a regenerar gengivas.
Não usados mas bons candidatos a ir atrás da duna
Por enquanto entrava na experiência até metade. Faltava algo para mergulhar de cabeça. Beduínos e outros povos do deserto não têm acesso casas de banho. E ninguém no Mundo conhecia papel higiénico até ser inventado. Felizmente o deserto tem muito calhau e muito desse calhau tem o que se chama de verniz do deserto, uma camada dura de argila e outros minerais  formada ao longo do tempo por ação do vento e calor. Assim, é escolher a dimensão e rolamento certos, levar uns quantos para trás... ia dizer de uma moita mas não há, tem mesmo de ser de uma duna ou afloramento rochoso suficientemente grande e usar. Atesto a sua eficácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário