quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O clima de Omã

Faz hoje um ano que cheguei a Omã. Tempo de balanço e alguma introspeção. E tempo também para perceber como é o tempo, e a mais larga escala o clima de Omã.
Lembro-me quando cheguei que estava bem mais quente do que em Portugal, uns 20 e poucos graus durante o dia, mas ao fim da tarde e noite era bom usar algo mais do que uma t-shirt. O vento ajuda à sensação de frio ao qual se junta a ocasional chuva. Este ano não é diferente e de facto nas últimas semanas fica fresco à noite, é preciso usar uma camisola e/ou casaco. Na cama um cobertor sabe bem. Assim deve ficar até ao fim do mês de Janeiro. O Inverno Omanita é assim o equivalente à nossa Primavera, com dias a roçar um Outono seco.
A partir de Fevereiro as temperaturas começam a subir, desaparece o fresco da noite e no pico do calor já passa dos 30ºC. Ainda assim agradável. Março começa a ter dias de maior calor, as noites já são tépidas. Chegando a Abril, embora também haja algumas tempestades a fazer o ditado português valer em Omã, começa o calor a sério, com temperaturas acima dos 40ºC. Mas ainda é seco, refrescando um bocado à noite. A Primavera Omanita é um Verão que começa relativamente fresco mas que acaba em tórridos dias de Agosto.
Em Maio começa o martírio. As temperaturas até podem baixar dos 40ºC mas chega a humidade, implacável, omnipresente e que perdura meses a fio. Em poucas semanas e com poucos recuos a humidade chega aos 80% ou mais, dia e noite. Até Agosto há poucas mudanças, exceptuando as muito raras frentes frias que fazem baixar as temperaturas e humidade. É chato, não se pode fazer nada na rua, nem à noite. A praia é por vezes um escape, mas frequentemente as correntes quentes do Índico fazem com que a sudação continue dentro de água. Como uma sopa. Em Setembro começa a haver uns dias ligeiramente mais frescos e menos húmidos que permitem que se esteja relativamente confortável à sombra. E com serões já suportáveis. Alguns "braços" da monção que afecta o Sul do país por vezes chegam a Mascate e são uma bênção. Ainda assim demasiado quente. O Verão de Omã é assim uma estação incomparável, um inferno tórrido imutável.
A partir de Outubro começam finalmente a descer as temperaturas, embora de forma irregular, assim como a humidade. No entanto é só em Novembro que começam a vir dias consistentemente abaixo dos 30ºC e secos. Aí sim uma Primavera quente bem agradável que se estende até Dezembro.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário