quinta-feira, 24 de julho de 2014

Sifah. Entre fiordes, mangue e montanha

Solitário aguarda a maré cheia
No caminho para Yitti já me tinha perguntado para onde iria aquela estrada no cruzamento. Este fim de semana fui. E já devia ter ido. A estrada serpenteia entre montes e wadis e passa por uma zona onde o mar invadiu a terra. Geralmente indica uma subida do nível do mar recente ou uma zona de subsidência de terra ou uma combinação das duas. O resultado são fiordes com uma costa muitíssimo recortada e montanhas a emergir do mar. Estando nos trópicos as poucas zonas aplanadas e lamacentas foram colonizadas por mangue. Pela riqueza biológica e também geológica esta zona é um pequeno parque natural.
Em cada wadi há uma vilória piscatória e correspondentes pescadores prontos a levar qualquer turista num passeio de barco por alguns reais. Não o fizemos mas deve valer bem a pena.
Uma das muitas reentrâncias da costa como um pouco de mangue no primeiro plano
No fim da estrada chega-se a Sifah, uma vila não muito grande mas com um empreendimento turístico recente que deve ter duplicado o número de casas e de pessoas. Aqui o areal é extenso, com um cordão de dunas e zona aplanada. Para o interior e a ladear a zona baixa estão montanhas formando um anfiteatro gigante e lindíssimo.
O passeio foi contemplado por um belo peixe grelhado - algo raro por aqui, sempre frito e com o indispensável picante - num restaurante local.
Tudo em poucas horas e a 50km de casa.
A praia de Sifah e as montanhas envolventes
 

Sem comentários:

Enviar um comentário