segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Al Bustan, Qantab e Yitii



Praia de Yitii
Já liberto de algumas obrigações burocráticas vou explorando o Sultanado por áreas cada vez mais longe de Mascate. Desta vez para Este e Sudoeste, ao longo da costa. Aqui se nota que o país ainda não está virado para o turismo. Boas estradas para maior parte dos sítios, mas não necessariamente para o que aparecem nos guias. E ainda bem. Já vos falarei da paisagem mas a primeira diferença que noto são as pessoas. Em Mascate e para Oeste, até à zona do aeroporto, todos os omanitas fazem questão de vestir a sua dishdasha e o equivalente feminino, mostrando os seus carros, telemóveis e tudo o que houver para mostrar. Muita construção nova, por vezes pouco respeitadora do já estava construído. Urbanidade e modernidade com tudo o que isso tem de bom e de mau. 
Beach bitches. Cabras em Qantab.
Ao chegar a Al Bustan (pequena vila piscatória e complexo turístico) já se nota que nem toda a gente se veste a rigor. É fim de semana e uma t-shirt e calções bastam. Pescadores, agricultores, famílias com vidas mais modestas (embora não tenha visto pobreza). Cabras passeiam pelas ruas e até uns dromedários (aqui não há camelos, só na Ásia central!). Chegando a Qantab e mais além a Yitii, a modernidade não parece ter chegado aqui, com exceção da estrada alcatroada. Ainda bem que existe porque antes dela o acesso deveria ser só por mar ou através dos wadis e algumas zonas mais baixas no meio das montanhas. E devia ser a burro.
Algumas habitações grandes, mas de resto são casas tradicionais e as populações parecem ainda viver desse modo. Muita comida a ser levada de umas casas para outras, uma comunhão de aldeia que sabe bem observar e espero um dia vivenciar.
Cabrazinha, olha aqui o caldeirão, anda cá...
 Sobre a paisagem vou pela primeira vez usar uma palavra que espero não gastar, mas acho que a vou usar muitas vezes: é BRUTAL! As montanhas de ofiolitos com outras rochas pelo meio (estou a conter a descrição geológica), cada uma com a sua cor e padrão, rasgadas pelos wadis largos, com tamareiras e outras plantações até às praias de areia e calhaus. Infelizmente não houve muitos pontos onde conseguisse parar o carro em segurança para contemplar e fotografar. E apetecia parar de 100 em 100 metros.
Desculpem a qualidade das fotos, fiquei sem bateria, teve mesmo de ser com o telemóvel.
Vista de Al Bustan para SE

4 comentários:

  1. O que queres dizer com "não houve muitos pontos onde conseguisse parar o carro em segurança..."? É perigoso em termos físicos, ou em termos rodoviários?

    ResponderEliminar
  2. Vais numa estrada com movimento, em Omã, não tens berma suficiente, por mais bela que seja a paisagem, não vais parar.

    ResponderEliminar
  3. ...eu quando por aí andei vi muitos burros selvagens nas montanhas....e nas praias os miúdos brincavam com papagaios de papel minúsculos....as pessoas são fora de série...ainda me lembro de um velhote que ficou ofendidíssimo por não aceitarmos um chá....estávamos com pressa para ir para o aeroporto... ficou mesmo desagradado!!!

    ResponderEliminar