quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Entrada proíbida



Já me tinha perguntado onde era a secção de produtos suínos nos supermercados cá do Sultanado. Tinham-me dito que era uma portazinha escondida na zona do talho. E os expats comentam uns com uns outros que aquele supermercado é que é, o bacon é muita bom, mas o outro tem umas costeletas melhores e por aí fora (chegarei a esse ponto?). Ainda não tinha sentido muita falta do porco e talvez por isso sempre tenha passado por essas portas e pensado que eram os arrumos ou a zona refrigerada. Eis que a vejo, com todo o esplendor, bem fechada e com vidros opacos. E mais, tem um botão para carregar e entrar, não vá um incauto omanita entrar sem querer e ver o mundo ímpio por detrás do portal.
Animado com curiosidade e a ideia de encontrar um presunto ou algo igualmente suíno e saboroso entro e descubro que um terço ou mais dos produtos têm essência suína mas não o são. Batatas fritas, tostas, patés e outros produtos processados. Dá que pensar na quantidade de proteína suína (e animal em geral) que comemos sem o saber neste tipo de alimentos. A carne propriamente, só ultracongelada com aspeto não muito bom, provavelmente produzida do outro lado do mundo.
Restavam os chouriços, presuntos e afins. Espanhóis, claro, e umas fatiazinhas de salame e chouriço são uns módicos 4 ryals, perto dos 8€… com saudades mais ainda não desesperado.

1 comentário:

  1. ... produtos processados com proteína suína, passando-se por tubérculos e outros que tais... uhn.. não tarda nada é carne de cavalo! LOL

    ResponderEliminar