terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Legalize it

Não, não é o que estão a pensar. Sou mesmo eu que estou legalizado. Já tenho o cartão de residente. Há que tirar o chapéu. Não deve haver muitos países no mundo onde uma semana depois de se chegar se possa estar legalizado. Com a ajuda logística preciosa da empresa, é verdade, mas ainda assim notável.
Assim como na chegada ao aeroporto havia um batalhão de indianos e outros asiáticos no edifício a fazer o mesmo que eu. Embora aqui os trabalhadores qualificados já equilibravam um pouco a balança em relação aos não qualificados. Tudo é eletrónico e aparentemente organizado. Fotos digitais, impressões digitais digitais (vivam as figuras de estilo induzidas pela tecnologia) e até o pagamento tem de ser feito com cartão. No entanto, como estamos num país árabe (ou de grande influência, porque este pessoal é um melting pot genético fantástico) tudo tem uma pitada de sal. Ou de harissa ou o que for que usam por aqui. Há filas, muitas, para as várias fases do processo, mas em algumas não há senhas e a ordem de atendimento não está definida. No meio disto tudo toda a gente pode andar a passear por lá, ninguém respeita as várias áreas. Há pessoal que nos vai ajudando a ir passando para a fila certa, mas depois encontra não sei quem e afinal não é esta fila, pode ir já para a outra e o catano de modo que algumas vezes tive de decidir se seguia o tipo com o meu passaporte ou o tipo com o meu cartão de débito.
Está feito. Foto bem feia, não estava à espera dela e de repente já está… Daqui 2 anos lá estarei outra vez.


1 comentário: