quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Alentejo em Omã

Já as tinha visto a crescer por entre as pedras da calçada. E num pensamento gastronómico irreflectido pensado mesmo em arrancar umas do chão, ignorando a sujidade. Felizmente esperei até ir ao supermercado – o que os locais usam – e lá estavam elas: beldroegas! Para quem é do Algarve baldroegas. Para quem é de Lagos beldregas. Não sei como as cozinham, estavam no meio das ervas frescas como a menta, salsa e outras coisas desconhecidas. Sei que depois de as ter encontrado o meu objectivo passou a ser encontrar os ingredientes para a sopa das ditas. Ignorando os legumes com ar de cruzamento entre courgete e cabaça, pepinos raivosos e bolinhas vermelhas espinhosas, lá encontrei as batatas e os alhos. Para os queijos é que tive de me aventurar e encontrar o mais parecido com um queijo curado de cabra e outro de ovelha. Espero que os Sírios percebam da coisa porque foi o mais parecido que encontrei. Ovos já os tinha em casa. Pão alentejano é que continua a ser um exclusivo alentejano, com umas incursões na margem Sul.
A cereja em cima do bolo – ou melhor neste contexto – a azeitona em cima do ensopado, foi encontrar algo muito parecido a bolos folhados. Só quem já os comeu na zona de Reguengos perceberá, não são aqueles caracóis melosos que vendem nos cafés. Estes, para ser como os alentejanos só falta um ingrediente que não abunda por aqui: banha de porco. Sim, aquela gordura nojenta (e nestas bandas ímpia) dá o gostinho especial destes bolos.
À vossa!

4 comentários:

  1. Gilão! Blog bem apetitoso ;) tenho que explorar melhor! Mas não resisti a lançar-me ao teclado quando vi a foto do teu bolo em forma de caracol... A tal 'azeitona em cima do ensopado', podes encontrá-la muito parecida aqui no nosso querido Algarve :)) e chama-se mesmo assim, caracol :) com uma pitada de canela em pó por cima, faz as delícias de qualquer boca gulosa...! Abençoada seja essa coisa maravilhosa chamada herança cultural que nos une a todos em torno do Mediterrâneo, e 'arredores' ;) beijoca da terra das amendoeiras já em flor :)

    ResponderEliminar
  2. Oh pá podemos mandar-te queijo plo correio, agora qq coisa c porco daria azo a seres posto na cadeia. :) bom aspecto de sopa!!! :)

    ResponderEliminar
  3. Gil, se quiseres eu envio-te receitas de pão, tenho uma em particular em que não é necessario amassar, é só misturar os ingredientes. Podes ver o blog Zine de pão que é dum portugues saudosista do nosso pão e que vive em terras nórdicas, fiz agora em Dezembro um curso com ele cá em Lisboa. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sim senhor :) Gostei de ver esta comidinha, bom gosto ;-) Mas eu nunca iria imaginar que aí havia beldroegas!!! Obrigada por partilhares aqui essas vivências, beijinhos e tudo a correr bem!
    Madalena Fonseca

    ResponderEliminar